Mais de 230 animais silvestres são resgatados em operações de fiscalização em Santa Catarina |
Desfile Cívico-Militar de Joinville celebra a Independência do Brasil
-
Foto: Secom / Divulgação -
Evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (7)
Crianças, adultos, jovens e famílias se reuniram na manhã desta quinta-feira (7), na avenida Beira Rio, para prestigiar o Desfile Cívico-Militar. O evento marcou a celebração do Dia da Independência do Brasil. Cerca de 12 mil pessoas estiveram presentes para assistir às Forças de Segurança e Escolas públicas municipais, estaduais e particulares.
O prefeito Adriano Silva (Novo) enfatizou a importância da data, para comemorar a Independência do Brasil. Ele diz que esta é uma oportunidade para refletir sobre respeito, coletividade e o que deve-se fazer em prol de uma pátria mais unida. “É importante o joinvilense saber como funciona a nossa segurança. Hoje somos a 7° cidade mais segura do Brasil e isso também reflete o trabalho das nossas Forças de Segurança. Já os nossos alunos que recebem na avenida as palmas dos seus familiares e do público, são os brasileiros do nosso futuro”, declara o prefeito.
O Desfile Cívico-Militar demonstrou a união dentre as Forças de Segurança e o futuro representado pelas crianças e jovens estudantes. Esta integração foi destaque para o comandante do 62º Batalhão de Infantaria, o tenente-coronel Luiz Eduardo Santos Cerávolo: “A participação da população na comemoração do 7 de Setembro é muito importante. Estamos integrados na sociedade de Joinville, temos aqui todas as instituições participando. As instituições integradas fazem com que a cidade cresça e Joinville é exemplo disso”.
Alessandro José Machado, sub-comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), destacou o evento como ocasião especial em que a população demonstrou seu respeito e reconhecimento ao trabalho das forças de segurança. Ele afirmou: “Ficamos muito felizes quando ouvimos os aplausos e vemos o prestígio que as Forças de Segurança têm junto à comunidade de Joinville. Nossa função é proteger as pessoas. E a união entre a comunidade e a PM é imprescidível. Sempre promovemos essa proximidade por meio de programas institucionais. A segurança pública é um dever de todos e, aqui, contamos com grande apoio tanto da sociedade quanto do Poder Público”.
Pelotões aclamados pelo público
O evento teve início com a Revista às Tropas, conduzida pelo prefeito Adriano Silva (Novo), pela vice-prefeita Rejane Gambim (Novo), pelo comandante do Exército, tenente-coronel Luiz Eduardo Santos Cerávolo, e pelo sub-comandante geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado.
A abertura do evento ficou por conta da Banda de Música do 62º Batalhão, que abriu o desfile. Em seguida, os pelotões e veículos do Exército.
Se apresentaram também instituições como Polícia Militar de Santa Catarina, Guarda Municipal, Polícia Civil, Científica e Penal. Todas as instituições apresentaram sua frota de veículos. A grande surpresa para o público foi a participação do Helicóptero Águia e do Esquadrão da Polícia Montada.
O Corpo de Bombeiros Voluntários também agitou a avenida, trazendo sua Banda de Música. A banda abriu a ala dos pelotões para desfile da grande frota de veículos motorizadas, que incluiu caminhões antigos e modelos modernos, além de caminhões para combate a incêndio, resgate e salvamento.
As equipes do SAMU fecharam a participação das Forças de Segurança.
O show das Escolas
Depois do público aplaudir as Forças de Segurança, foi a vez das escolas entrarem na avenida. Foram 22 escolas a participarem do Desfile Cívico-Militar, que trouxeram coreografias e fanfarras para animar os presentes no evento.
Para Adelita Borba Delajustina, além de se encantar com atrações como o desfile dos Bombeiros, assistir ao Desfile Cívico-Miltiar, ao lado da sua filha, é um ato de cidadania. “Gostei também das escolas. Mesmo não sendo a escola da minha filha, tinha escola da nossa região e isso deixa o coração da gente quentinho. E trazer a minha filha é importante pra ela entender o que é esse dia para o nosso país e o que é feito pela nossa cidade”, declara.
Deixe seu comentário